Surpreenda-se com a planta manjerona

Quer conhecer os benefícios, como preparar, as contraindicações e como cultivar a manjerona em sua casa agora mesmo? Leia todas essas informações em nosso artigo.

A manjerona cujo nome científico é Origanum majorana, Lamiaceae, constitui-se de uma erva ou planta bastante perene e sensível ao frio, seu sabor é adocicado do pinho e do citrino.

Esta planta é nativa da Europa, porém, atualmente pode ser encontrada em praticamente qualquer parte do mundo. Suas características são de uma planta rasteira, com folhas ovais e pequenas, podendo chegar a atingir até 50 cm de altura. Seu aroma é muito agradável, chegando a ser até confundido com famoso perfume francês.

Por fazer parte da família das Libiadas, a manjerona também pode ser conhecida popularmente como: manjerona-verdadeira, majerona-inglesa, flor-de-himeneu, majerona-hortensis ou amáraco.

Ainda pode ser confundida com o famoso orégano, pois existem muita semelhança em suas estruturas.

Se quiser aprender como preparar o chá, propriedades e benefícios tais como todas as informações sobre esta erva medicinal, continue comigo pois preparei um artigo bem completo para você.

Suas propriedades:

A manjerona possui bastantes propriedades, são elas:

  1. Expectorante;
  2. Antiespasmódica;
  3. Digestivas;
  4. Estimulantes;
  5. Revigorantes;
  6. Aromáticas;
  7. Afrodisíacas;
  8. Analgésicas e
  9. Antioxidantes.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de sopa de manjerona

Passo a passo:

  • Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.
  • Adicione a erva e deixe até começar a ferver, e então conte 10 minutos.
  • Depois desse período, desligue o fogo e tampe, deixando até amornar.
  • Quando isso acontecer, coe e adoce a gosto, consumindo em seguida.

Como consumir?

A dose indicada para o aproveitamento dos benefícios é entre 2 e 3 vezes ao dia.

Benefícios do chá

Para tratar problemas digestivos

Para melhorar o desempenho digestivo, deve-se ingerir diariamente uma xícara de chá de manjerona. Através da presença do nutriente, ocorre uma melhora na digestão.

O teor de nutrientes aumenta as enzimas da saliva e digestão com uma melhoria no sistema digestivo. Ainda é capaz de promover e melhorar o apetite. Isso também evita infecção pequenas, bem como no intestino grosso.

O chá de manjerona ainda é capaz de aliviar dores estomacais, cãibras, constipação e diarreia.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Doenças que são causadas devido inflamações, podem ser impedidas com o uso do chá de manjerona. Também pode-se aliviar as dores de cabeça da sinusite, dor no corpo, dor de cabeça, espasmos musculares, enxaquecas, dor de dente e asma.

Para tratar a saúde óssea

O chá de manjerona ajuda a promover a saúde óssea no corpo através da formação da massa óssea, pois o mesmo possui enorme quantidade de Vitamina K.

Também impede a doença de Alzheimer e é capaz de eliminar danos nos nervos. Este chá, contém Potássio e Cálcio, que ajudam a manter a frequência cardíaca e o nível da pressão sanguínea.

Para tratar resfriados e doenças virais

Para aliviar sintomas como frio e coriza, basta ingerir o chá de manjerona bem quentinho. Ele também trata do revestimento da boca e aumenta a circulação sanguínea.

Para tratar o bem-estar

Este chá é capaz de aumentar a sensação de bem-estar e possui um efeito relaxante, com capacidade inclusive de aliviar estresse.

Para tratar o sistema nervoso

Além de ajudar a aliviar o estresse, o chá de manjerona também é capaz de aliviar os nervos e a ansiedade agindo com um efeito calmante.

Ele também alivia o estômago e cólicas intestinais que é causada devido a uma alimentação pesada ou envenenamento. Também  é possível tratar problemas de insônia.

Para beneficiar a saúde das mulheres

Para mulheres que possuem o ciclo menstrual desregulado, o chá de manjerona é capaz de regular o ciclo e auxiliar neste período.

Também será possível eliminar sintomas de dores de cabeça constantes e tonturas. O chá de manjerona ainda alivia os sintomas da menopausa, trata períodos menstruais, alterações de humor e perturbações relacionadas com a menopausa.

Benefícios do óleo:

Os benefícios do óleo de manjerona para saúde são diversos, pois, ele é essencial em diversas reações no corpo. São eles:

  1. Age como analgésico;
  2. É anafrodisíaco, controlando o excesso de apetite sexual;
  3. É um excelente bactericida, ajudando a eliminar bactérias do corpo;
  4. É antisséptico, sendo ideal para tratar feridas internas e externas;
  5. É anti-espasmódico, tratando espasmos respiratórios, musculares, intestinais e cólicas nos membros;
  6. Possui propriedades anti-virais, combatendo de maneira eficaz doenças como caxumba, sarampo, gripe, e um resfriado comum;
  7. É carminativo, ajudando a tratar problemas de gases e
  8. É diurético; eliminando toxinas do corpo.

Contraindicações:

  • A manjerona é contraindicada durante os períodos de gestação e lactação.
  • O principal efeito colateral desta planta é a dor de cabeça, que ocorre quando consumida em excesso.

Cultivo doméstico:

A manjerona prefere locais com incidência de luz solar abundante e pode ser plantada até em vasos, mas é preciso ficar atento com a irrigação e os nutrientes.

No cultivo doméstico, é indicado misturas prontas de adubo orgânico. Em média, a colheita é feita 60 dias após o plantio e serve como uma poda, permitindo o crescimento de novas folhas.

Conclusão:

Portanto, através deste artigo você pôde aprender muitas coisas à respeito da manjerona. Com ele você poderá ter uma vida mais saudável e tratar suas patologias de forma segura e econômica.

Guarde cada uma das informações preciosas que apresentei a você e faça um bom uso das ervas medicinais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *