Melhore o sistema respiratório com o chá de tomilho

Aprenda neste artigo quais são os benefícios do tomilho, como preparar o chá, plantio, efeitos colaterais e muito mais dessa planta.

O tomilho cujo nome científico é (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. Ainda pode ser conhecido pelo nome de timo.

Ele apresenta folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo.

Em procedimentos fitoterápicos, utiliza-se as partes aéreas. Essa erva possui propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.

Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta, asma e febre dos fenos e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas. Revigorante e tônico, é essencialmente usado como remédio respiratório.

Uma investigação feita na Universidade de Leeds, na Inglaterra, comprovou que o tomilho destrói a acne de forma mais eficaz do que alguns produtos, inclusive os que precisam de receita médica.

Benefícios do chá de tomilho:

São muitas  as vantagens de incluir o chá de tomilho na alimentação todos os dias, faz bem no aparelho respiratório, diminuindo consideravelmente a tosse e o catarro de quem está gripado, combatendo a dor de garganta e o possível surgimento de uma bronquite, e ainda evitando inflamações na garganta e na boca.

Pessoas que sofrem com problemas de depressão, estresse, ansiedade, também poderão consumir o chá de tomilho. Isso porque no chá, encontra-se substâncias que atuam acalmando o sistema nervoso.

O chá também funciona como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo, como antisséptico e desinfetante, protegendo o corpo de bactérias quando usado externamente, como antipirético (reduz a febre) e como uma rica fonte de ferro, sendo por isso indicado para pessoas com anemia.

A medicina popular afirma que o uso do chá de tomilho também pode ajudar no combate à acne e a queda de cabelo, mas isso ainda está em estudo.

Como podemos preparar o chá?

O chá possui um modo de preparo bem simples e eu vou detalhar para você a seguir:

  1. Em um recipiente, que não seja de plástico ou metal, coloque um ramo pequeno do tomilho e coloque um litro de água fervente por cima.
  2. Deixe em infusão por uma hora, coe e beba.
  3. Pode adoçar a infusão com uma colher de chá de mel.
  • Em casos de gripe, prefira beber o chá bem quente, principalmente se as vias respiratórias estiverem obstruídas, neste caso inspire o vapor do chá também.

Como usar o tomilho em temperos?

Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas, molhos e atum.

Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.

Quais benefícios possui o óleo?

Os benefícios de saúde do óleo essencial de tomilho pode ser atribuído às suas propriedades como antiespasmódico, antirreumático, antisséptico, bactericida, cardíaco, carminativo, cicatrizante, diurético, emenagogo, expectorante, inseticida, estimulante, tônico e vermífugo substância.

Como posso plantar o tomilho?

O tomilho é uma planta que exige pouco cuidado e prefere terrenos secos. O melhor período para plantação é na primavera. A planta gosta de sol e resiste muito bem a tempo seco.

Aprenda a plantar o tomilho na sua casa a seguir:

  1. Compre mudas de tomilho em um viveiro de plantas. As sementes demoram mais para serem cultivadas.
  2. Você deve plantar as mudas em um local onde o solo fique quente. Começando sempre a plantação na primavera.
  3. Plante-o em um solo que esteja a uma temperatura aproximada de 20 °C. Deixe um espaço de 20 a 30 cm entre as mudas. Suas mudam atingem de 15 a 30 cm de altura. Nunca plante a erva em terra alagada ou pesada.
  4. Controle as ervas daninhas em volta da planta.
  5. Deixe o solo secar completamente entre as regas. O tomilho é uma planta forte e resistente à seca. É preciso regar as plantas seguindo um cronograma regular, mas não com tanta frequência. O excesso de água causa o apodrecimento das raízes.
  6. Colha o tomilho um pouco antes da planta florescer para obter um sabor melhor.
  7. Corte os ramos conforme o necessário com uma tesoura de poda. É possível colher o tomilho em qualquer momento do ano, mas o sabor é geralmente melhor nos meses de dezembro e janeiro. Descarte a parte mais dura do caule e retire as folhas dos galhos antes de usá-las.
  8. Ao podar os ramos, sempre tente deixar pelo menos uns 10 cm da planta. Assim, ela pode continuar a florescer.

Efeitos Colaterais:

Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo, bem como pessoas com insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes no estômago.

Conclusão:

Através do tomilho você conseguirá bons resultados para tratamentos diversos, com a utilização de uma planta que é popularmente conhecida, fácil de ser encontrada e com custo bem baixo.

Sem falar que ainda poderá realizar o plantio caseiro, o que facilitará ainda mais para quando precisar da erva.

Essa erva de fato é incrível, e poderá te trazer muitos benefícios com o uso diário, portanto, comece a tomar o seu chá agora mesmo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *