Descubra os benefícios do Chá Anis Estrelado

Aprenda agora quais são as propriedades do Chá Anis Estrelado, benefícios nutricionais, indicações, modo de preparo do chá, efeitos colaterais/contraindicações e como cultivar a erva em casa.

O Anis Estrelado é uma planta medicinal que origina-se da China, trata-se de uma árvore que pode chegar até 18 metros de altura e este nome dá-se devido seus frutos em formato de estrela.

 

No Oriente essa planta é muito utilizada como tempero de carnes e frutos do mar, por causa de seu agradável aroma, ou mesmo, através do óleo essencial.

Já aqui no Brasil seu uso principal é na medicina natural, usa-se com constância em infusões e chás.

Muito diferente de alguns anis, o anis estrelado contém uma maior concentração de anetol, tornando-o mais eficiente para combater problemas digestivos e gripes, sendo algumas de suas maiores especialidades na medicina.

Utiliza-se da planta os frutos e as sementes, as folhas também são ricas em óleos essenciais como propriedade.

Atualmente, essa planta tornou-se alvo de interesse científico e econômico, por causa de seu uso como matéria-prima de vários medicamentos anti-virais, como Tamiflu, que é utilizado em tratamentos de gripes aviárias e a gripe H1N1.

Agora que você já aprendeu o básico sobre Anis Estralado, te convido a continuar a lendo este artigo e aprender ainda mais informações sobre esta erva poderosa e seu chá.

Propriedades:

  • Possui  propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos;
  • Possui propriedades estrogênicas, que ajuda a aumentar o leite;
  • Possui propriedades anti-sépticas.

Benefícios nutricionais do chá:

De acordo com estudos científicos o chá de anis fornece cerca de 330 calorias para cada 100 gramas consumido. Sua composição contém proteínas, gorduras, fibras e carboidratos.

Sei que você pode ter se assustado um pouco quando falei que em sua composição também existe gordura, mas quero que você saiba que a gordura presente no anis é uma gordura saudável.

Ela existe na forma de ácido gordo monoinsaturado e do poli-insaturado também.

Indicações:

  • Gripes,
  • Cólicas,
  • Gastrites,
  • Enterites,
  • Gases,
  • Espasmos gastrintestinais,
  • Tosses,
  • Bronquite, e
  • Como efeito calmante e expectorante.

Outros benefícios do chá de anis:

Conheça agora outros benefícios para a sua saúde através do uso do chá anis estrelado.

Melhora a Digestão:

Através do aroma do anis estrelado é possível absorver um efeito estimulante sobre as enzimas digestivas e promover a produção de saliva.

As enzimas digestivas são super importantes na separação das partículas de alimentos que auxiliam no processo digestório.

Combate Problemas Respiratórios:

Por possuir  propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos. Ele irá te ajudar na remoção de congestionamento.

Ainda, é rico em fitoquímicos como creosol e alpapinene que ajudam a aliviar o congestionamento e podem limpar as vias respiratórias.

Aumenta a produção de leite:

O chá de anis estrelado é muito recomendado para mulheres que amamentam. Trata-se de um chá rico em um composto chamado anetol, que tem propriedades estrogênicas.

Ele ajuda a aumentar a produção de leite e tem mostrados eficaz em combater problemas menstruais.

Para bebê – alivia as cólicas

Por ser muito eficaz no alívio das cólicas, há estudos que quando a mãe toma já é suficiente para aliviar no seu bebê.

Obs: Antes de oferecer ao seu bebê e até de ingerir e passa-lo através do aleitamento materno, recomendamos que pergunte ao seu pediatra.

Logo abaixo aprenda de maneira fácil como preparar seu chá…

Modo de preparar o chá:

Como fazer: Coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de chá de anis estrelado, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

Como beber: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia

Contraindicações e efeitos colaterais:

O consumo do anis estrelado óleo essencial também não é recomendado para:

  • Crianças menores de 2 anos (caso se alérgica);
  • Gravidez;
  • Lactância Materna;
  • Hiperestrogenismo.

Os efeitos colaterais da anis estrelado são:

  • Em quantidades adequadas de consumo de anis estrelado não representa qualquer risco para a saúde, a não ser que a pessoa tenha alergia a erva ou a qualquer um de seus componentes.

No consumo durante longos períodos ou em grandes quantidades, pode causar:

  • Espasmos musculares;
  • Sono;
  • Confusão.

Por tanto, siga a orientação de uso diária corretamente.

Como plantar?

O anis estrelado não é uma planta muito exigente, portanto, seu cultivo é bastante fácil, veja logo abaixo as instruções para conseguir cultivá-lo em casa.

Clima:

Anis estrelado é uma semente típica de regiões tropicais, mas ela se adapta facilmente ao clima subtropical e temperado, desde que consiga receber a luz solar, é uma planta que adora sol.

Solo:

Anis estrelado gosta de sonos leves, com boa drenagem, textura areno-argilosa e boa quantidade de matéria orgânica, por isso recomendamos a utilização de húmus na terra. Ela pede um espaçamento entre plantas de 3 a 4 metros, porque é uma árvore com raízes que se espalham.

Regas:

A planta gosta de solos úmidos, por isso no verão é ideal que as regas sejam frequentes, mas não excessivas, não é indicado encharcar o solo. Durante o inverno as regas podem ser a cada 3 ou 4 semanas.

Ambiente:

Como árvores, a indicação é plantar anis estrelado em um quintal ou jardim, pois ela pode chegar a até 18 metros de comprimentos, mas se você fizer podas regulares ela pode se manter entre 3 e 4 metros.

Você pode também cultivar mudinhas de anis estrelado dentro de casa (desde que próximo a uma janela que bata bastante sol). Elas dão um charme especial à sua cozinha e ainda deixam o ambiente bem perfumado.

Conclusão:

Com isso, agora que você já sabe várias informações sobre o chá de anis, tenho certeza que você vai começar agora mesmo a utilizar e até mesmo cultivar na sua própria casa a planta anis estrelado para usufruir de todos os seus benefícios!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *