Conheça os melhores chás para combater a tosse

A tosse é um mecanismo de defesa pulmonar fundamental, que permite a remoção de substâncias indesejadas e irritantes. Deve-se saber que a tosse não é estritamente uma doença, mas um sintoma. No entanto, a tosse é quase sempre um processo patológico.

melhores-chas-para-tosse

Geralmente, a tosse é um reflexo que ocorre após a estimulação das vias respiratórias (traqueia e brônquios), que envia uma mensagem para o cérebro, no centro da tosse, que vai então desencadear a contração muscular (particularmente do diafragma). Quando o muco ou um agente irritante bloqueia as vias aéreas, o mecanismo de tosse é usado para liberar a passagem de ar e facilitar a respiração.

Essa “doença” pode ter várias causas. No outono e no inverno, uma das causas mais comuns é alguma doença infecciosa (viral ou bacteriana), a qual provoca principalmente tosse seca e com expectoração. Já no verão, com o maior uso de ar condicionado também aumenta as chances de ataques de tosse por irritar os pulmões e deixar o ambiente mais seco, além de poeiras, produtos de limpeza, cheiros fortes também entram na lista negra dos fatores que contribuem para a irritação das vias aéreas. .

Gosto de dizer que a tosse deve ser sempre levada muito a sério na busca por sua causa. De fato, em alguns casos, ela pode ser um sinal de uma doença mais grave, como asma ou câncer (laringe, pulmão, etc.).

Portanto, se você quer conhecer uma solução segura, que irá lhe ajudar a tratar a tosse em casa mesmo, sem gastar muito e ainda aproveitar de outros benefícios que estes tratamentos poderão lhe trazer, preparei este super artigo, onde separamos os melhores chás para tratar a tosse e te fazer uma pessoa ainda mais saudável!

Chá de Hortelã

Devido às suas propriedades antisséptica, tranquilizante suave e analgésica, a hortelã é um remédio natural ótimo para tratar a tosse seca. Além de tratar a tosse, o Chá de Hortelã, pode ser um excelente aliado no tratamento para ajudar na digestão, aliviar dores musculares, colaborar no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais, combater dor de garganta, é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, combater mau hálito e ainda pode agir como vermífugo.

Contraindicações: Por ser um produto natural, o chá de hortelã praticamente não possui contra indicações, apenas não deve ser ministrado para crianças pequenas já que as propriedades da planta podem irritar a mucosa bucal, que está muito desenvolvida nessa idade e em alguns casos mais severos, ocasionar a falta de ar.

Chá de Agrião

Rica em vitamina A, seu consumo é excelente para os olhos, a pele, os ossos e os dentes. Além disso, age como um fortalecedor da imunidade por ser rico em vitamina C.

Além de combater a tosse, possui propriedades expectorante, adstringente, descongestionante,digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante, gota, reumatismo, artrite, gripe, bronquite, amenorreia, asma, anemia, caspa, falta de apetite, colite, diabetes, dor de dente, distúrbios digestivos, febre, dispepsia, acne, icterícia, uremia, tuberculose, sífilis, vermes, pedras nos rins, inchaço das glândulas, cistite e debilidades do coração e dos nervos.

Contraindicações: O agrião pode provocar aborto, irritações no estômago e em vias urinárias. O alimento é contraindicado para consumo em qualquer forma para gestantes em início de gravidez.

Chá Alcaçuz 

O uso medicinal desta planta é datado dos povos antigos do Egito, inclusive relatado em seus papiros. A complicada composição química do Alcaçuz dá a ele um largo espectro de propriedades. Além de combater a tosse, ele possui propriedades para tratar asma, alergia, bronquite, catarro, diabete, hepatite, difteria, tétano, desequilíbrios hormonais, úlceras pépticas, além de ajudar na melhora das supra-renais, do fígado, do baço, dos rins e da garganta, elimina toxinas e aumenta a fertilidade. Ainda é excelente para perda de peso.

cha-tosse

Contraindicações: Mulheres grávidas ou em período de amamentação, crianças, pessoas com alergia à folhas, raízes, plantas. Pessoas que sofrem com doenças crônicas, também precisam tomar cuidado com a ingestão de chás, pois alguns podem agravar os sintomas da doença. O mesmo cuidado deve ser tomado por gestantes, já que algumas ervas, quando consumidas em excesso, podem levar ao aborto.

Chá de Alho

O Chá do alho contém todos os benefícios que o tempero traz para o organismo, como as propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas, de maneira simples e rápida. É muito indicado não apenas para tratar tosse, mas para tratar asma, alergia, bronquite, catarro, diabete, hepatite, difteria, tétano, desequilíbrios hormonais, úlceras pépticas, além de ajudar na melhora das supra-renais, do fígado, do baço, dos rins e da garganta, elimina toxinas e aumenta a fertilidade. Excelente para perda de peso.

Contraindicações: Deve-se observar também que não é aconselhado o consumo de alho em grandes quantidades por mulheres em período de lactação, e por pessoas que tenham problemas estomacais e úlceras.

Chá de Assa Peixe

Entre seus princípios ativos estão alcaloides, glicosídeos, flavonoides, óleo essencial e sais minerais. Rica em sais minerais, a erva é muito eficaz no tratamento de tosses e tantos outros problemas. O Chá de Assa peixe é conhecido por sua eficácia no tratamento de gripe, bronquite, asma, tosse, entre outros problemas pulmonares, e também, no tratamento de cálculos renais.

Contraindicações: Mulheres grávidas ou em período de amamentação, crianças, pessoas com alergia à folhas, raízes, plantas. Pessoas que sofrem com doenças crônicas, também precisam tomar cuidado com a ingestão de chás, pois alguns podem agravar os sintomas da doença. O mesmo cuidado deve ser tomado por gestantes, já que alguma ervas, quando consumidas em excesso, podem levar ao aborto.

Chá Avenca

Algumas variedades da planta são usadas na medicina tradicional como calmante para a tosse e resolve problemas do couro cabeludo. As folhas da Avenca são, em grande quantidade, e as suas margens recortadas, onduladas.

Suas indicações são para tratar catarro pulmonar, rouquidão, tosse, afecções dos brônquios, asma, bronquite, gripes.

cha-de-avenca

Contraindicações: Mulheres grávidas ou em período de amamentação, crianças, pessoas com alergia à folhas, raízes, plantas. Pessoas que sofrem com doenças crônicas, também precisam tomar cuidado com a ingestão de chás, pois alguns podem agravar os sintomas da doença. O mesmo cuidado deve ser tomado por gestantes, já que alguma ervas, quando consumidas em excesso, podem levar ao aborto.

Chá Cambará

Cambará é um arbusto florífero de efeito muito ornamental. É excelente para a formação de maciços e bordaduras. Suas folhas são muito pilosas e os seus ramos flexíveis podem ser eretos ou semi pendentes. O Chá Cambará é utilizado como expectorante para tratar tosses, resfriados, gripes, bronquites e asmas (infecções respiratórias e alergias respiratórias).

Contraindicações: Os frutos, comestíveis quando maduros, são considerados tóxicos quando ainda verdes.

Chá Cipó Chumbo

A planta possui além de uma raiz normal, outras raízes que se desenvolvem no caule, e se apegam a outros vegetais, dos quais é parasita.

Suas indicações são: Chá do caule: angina, icterícia, úlceras, disfunções gástricas e da vesícula biliar, constipação, edemas, hemorragias bronco pulmonares, afecções da garganta e das vias respiratórias, bronquites, tosses com expectoração sanguínea, catarros e rouquidão, cólicas hepáticas, diarreia sanguíneas, abscessos internos, hemoptises, congestões pulmonares, icterícia, angina, amigdalite. Compressas com emplastro do caule: furúnculos e feridas. Externamente em decocto: gargarejos, úlceras, feridas. Em pó: cicatrizante, furúnculos, abscessos externos, irritações, queimaduras leves na pele.

Contraindicações: Evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.

Chá Erva São João

Possui várias propriedades medicinais são atribuídas, como anti-inflamatório, analgésico, porém poucos trabalhos científicos são encontrados sobre essa planta. É indicado como tratamentos para espasmos, aperiente, antidesintérico. anti-reumática (uso externo), antidiarrético, tosses, febrífuga, antinflamatória, carminativa, resfriados, cólicas menstruais e tensão pré-menstrual.

cha-tosses

Contraindicações: Na gravidez a sua utilização é também incompatível com plantas e alimentos, como o queijo, que contenham tiramina, uma vez que a associação entre eles pode produzir uma subida da pressão arterial. A metabolização da planta pode interferir com a metabolização de alguns medicamentos.

Chá de Jabotá

As utilidades mais conhecidas da árvore jatobá são para o tratamento de males respiratórios ou gastrintestinais. Quem sofre de asma, bronquite, rinite e outros problemas respiratórios; ou ainda de úlceras, gastrite, azia regular e demais problemas gastrintestinais podem beneficiar-se grandemente ao incluir a jatobá em seu tratamento.

Indicado para tratar diarreia, tosse, bronquite, problemas de estômago, blenorragia, cistite crônica ou aguda, cólica, escarro de sangue, fraqueza pulmonar, hemorragia, laringite, próstata, úlcera bucal, vermes e vias respiratórias.

Contraindicações: Na gravidez a sua utilização é também incompatível com plantas e alimentos, como o queijo, que contenham tiramina, uma vez que a associação entre eles pode produzir uma subida da pressão arterial. A metabolização da planta pode interferir com a metabolização de alguns medicamentos.

Chá Umbaúba

Os benefícios proporcionados pela planta incluem o tratamento das afecções das vias respiratórias, bronquite, tosse e coqueluche, além de atuar no fortalecimento da musculatura cardíaca. Os princípios ativos da umbaúba incluem açúcares, taninos, resinas, pigmentos flavonoides, cumarinas, alcaloides e glicosídeos ambaina.

Indicado ainda nos tratamentos de hipotensora, expectorante, descongestionante, cicatrizante, diabetes, antiespasmódico e vermífugo e possuindo ação diurética.

Contraindicações:  Na gravidez a sua utilização é também incompatível com plantas e alimentos, como o queijo, que contenham tiramina, uma vez que a associação entre eles pode produzir uma subida da pressão arterial. A metabolização da planta pode interferir com a metabolização de alguns medicamentos.

Chá Verbasco

O verbasco é uma erva que pode ser usada para tratamento de bronquite e gripes, infecções no ouvido, eliminação de catarros crônicos, alívio da tosse, tratamento da artrite, de hemorroidas e problemas na próstata.

Contraindicações: Na gravidez a sua utilização é também incompatível com plantas e alimentos, como o queijo, que contenham tiramina, uma vez que a associação entre eles pode produzir uma subida da pressão arterial. A metabolização da planta pode interferir com a metabolização de alguns medicamentos.

ATENÇÃO!!

Se você deseja receber as informações complementares sobre esses chás de tosse, como modo de preparo, o que é, como se deve utilizar é só acessar www.curapeloschas.com.br.

Não gaste dinheiro com consultas e medicamentos que só irá aumentar seus problemas, lá você encontrará um vídeo que explica sobre o programa Cura pelos Chás, além de 150 chás, com mais de 60 doenças que irão mudar sua vida completamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *